Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Certificações

Li essa materia e achei interessante, acho que vale pro nosso mundo Belly Dance também alias, nós temos no mercado milhares de certificações, selos e afins....


por Fabio Akita

Todos sabem como sou contra certificações (eu também) com o objetivo primário de segurar o canudo. Ja disse isso em artigos anteriores. E para fortalecer essa posição, achei interessante que o Uncle Bob Martin - conhecido agilista da Object Mentor e um dos signatários do Manifesto Ágil - tenha se manifestado com a mesma opinião.

Sempre que vejo recomendações a jovens profissionais sobre como embelezar seu currículo – o "SEO" de currículos e outras grandes bobagens do gênero – fico pasmo com a ingenuidade que as pessoas tem sobre trabalho profissional. Enganar para entrar numa empresa, se enganar achando que sabe o que está dizendo, ser enganado contratando tais aberrações, isso não faz nenhum sentido.

A seguir segue a tradução do seu artigo.
Como eu já disse antes, não há nada particularmente errado com a mania recente por certificações. Se você quiser se certificar ao custo de 2 dias de curso, por favor se certifique. Se você quiser certificar pessoas participando do seu curso de 2 dias, por favor mantenha o curso e distribua certificados. Está tudo certo. Ganhe dinheiro! Seja fértil e multiplique!

Mas tenha cuidado para não desperdiçar seu tempo.
Mas como poderia uma certificação ser uma perda de tempo? Isso depende da sua motivação.
Se estiver se certificando para impressionar alguém, como um gerente querendo contratar, ou um recrutador, ou seus pares, você esta perdendo seu tempo. Ninguém que vale a pena impressionar vai achar seu certificado impressionante. De fato, as pessoas que você quer realmente impressionar provavelmente acharão isso um tanto mundano.

Se estiver se certificando com a intenção de ser contratado, você esta perdendo seu tempo. Ninguém vai te contratar simplesmente por causa daquele "C", e ninguém para quem vale a pena trabalhar vai pedir esse "C".

Se decidiu somente contratar pessoas certificadas, você está perdendo seu tempo. A população de pessoas certificadas não é tão rica em talento, capacidade ou conhecimento. De fato, deve ser mais pobre. Lembre-se, aqueles que têm talento não precisam de certificação tanto quanto quem não têm.

Qual parte da certificação não é uma perda de tempo?

O beneficio primário que você recebe é a instrução; mas seja cuidadoso: existem muitos instrutores bem medíocres por ai. Alguns dos instrutores ensinam cursos bons, mas outros estão apenas torcendo para que a única coisa com que você se importe seja a certificação.

Portanto pesquise um pouco e encontre os melhores instrutores. Você pode, de fato, descobrir que alguns dos melhores instrutores e cursos não oferecem certificados. Isso não deve impedí-los de considerá-los.

Mas espere um pouco, os instrutores não são certificados como treinadores?
Claro. Eles pagaram e fizeram o curso para se tornarem treinadores certificados. Mas isso não significa necessariamente que eles:

São bons instrutores.
Sabem o que estão ensinando.
Já fizeram o que estão ensinando.
São qualificados para ensiná-lo.

Ok, mas não existe algum beneficio na certificação em si?
Claro. Um pedaço de papel bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário