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Espaço Perfume


Este final de semana eu fui conhecer o espaço perfume, o nosso museu do perfume.
É um lugar bonito, com bastante informação sobre os perfumes, você consegue acessar os comerciais novos e antigos de um terminal, consegue sentir as fragancias no terminal alfativo e consegue ver o processo de procução de embalagens em outro. 
Porem é bem pequeno, então vá esperando que passará horas e horas...
Mesmo assim é um passeio interessante para quem se interesa pelo assunto...


Grupo Boticário, em parceria com a Faculdade Santa Marcelina (FASM), uma das mais renomadas instituições de ensino superior em Moda, inaugurou dia 23/09/2010, o Espaço Perfume Arte + História, na cidade de São Paulo. Dedicada à história da perfumaria nacional e internacional, a mostra tem como objetivo registrar 5 mil anos da história do perfume, sua relação com a moda e, ainda, curiosidades sobre sua produção. Permanente, gratuito e aberto ao público de todas as idades, o Espaço Perfume ocupa aproximadamente 210 m2 do piso térreo e mezanino de uma unidade anexa à faculdade, na capital paulista, em Perdizes. O investimento do Grupo Boticário no projeto – incluindo valores captados de patrocinadores e parceiros – é de R$ 1,5 milhão.


“É um orgulho oferecer à sociedade a oportunidade do contato interativo com a história do perfume, uma viagem sensorial na descoberta deste fascinante universo. Temos certeza de que, com essa exposição, estamos colaborando com a formação de estudantes de todos os níveis e com a cultura nacional, trazendo uma bagagem única e especial de conhecimento”, diz Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário e fundador do Boticário.

No universo do Espaço Perfume Arte + História, olfato, visão e audição são estimulados por um acervo rico em imagens, cores, sons, fragrâncias e muita informação, começando em 3.000 a.C. No início da exposição, os visitantes são informados, por exemplo, de que os cheiros mais antigos exalavam da queima de plantas, prática que explica a origem latina da palavra perfume: Per (através) e fumum (fumaça). Ao todo, mais de 500 peças históricas, entre objetos originais e réplicas, ilustram e ajudam a entender a composição de um perfume, conhecer suas matérias-primas e ver os frascos que acondicionam o produto final – que também instigam a memória e provocam verdadeiras viagens no tempo.


O acervo foi composto com a colaboração de mais de 100 marcas do segmento de perfumaria nacional e internacional que fazem parte dessa trajetória. Fatos marcantes da história da humanidade também são mesclados às informações sobre a perfumaria, tornando o passeio ainda mais rico e educativo. “O mercado de perfumes é um dos que mais crescem no mundo, e movimenta anualmente, só no Brasil, cerca de R$ 20 milhões. Por vislumbrarmos um cenário promissor para este segmento, estamos nos adiantando a uma demanda natural por informações qualificadas na área, afirma Vera Lígia Gibert, Pró-Reitora da Faculdade Santa Marcelina.

O projeto museográfico do Espaço Perfume Arte + História, assinado pela Base 7, foi todo desenhado para atender de forma confortável e segura a pessoas com deficiência. Aberturas amplas e elevador garantem a circulação dos cadeirantes. Recursos especiais permitem que portadores de deficiência visual aproveitem ao máximo a exposição – além das legendas em braile sobre as peças, um mapa tátil do espaço orienta-os sobre a disposição dos ambientes. Vale lembrar que o audioguide disponível em inglês e espanhol para visitantes estrangeiros também está disponível em português, especialmente para os deficientes visuais. Vídeos legendados complementam os itens de acessibilidade, auxiliando os portadores de deficiência auditiva nos materiais multimídia.

O Espaço Perfume Arte + História tem o apoio do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Givaudan do Brasil e Wheaton Brasil, além da colaboração da Swarovski Elements. Renata Ashcar, profissional especialista em perfumaria e cosméticos, foi responsável pela curadoria do Espaço. “Viajei pelo mundo para conhecer as principais exposições sobre o tema e vi que nenhuma delas dispõe de um ambiente como este, interativo e lúdico, e que retrata fielmente o universo do perfume”, afirma Renata.


André assistindo a comerciais antigos
Cheirinho de história

O Espaço Perfume é dividido em sete núcleos no térreo e três no mezanino, tendo mais de 20 vitrines, com aproximadamente 2 metros de altura cada. O percurso começa em 3.000 a.C. e inclui registros como a Cerimônia do Incenso, em que os antigos faziam suas fogueiras para que a fumaça subisse ao céu para agradar aos deuses. Esse ritual marcou o primeiro passo para o desenvolvimento do perfume na humanidade. Ainda nessa etapa, dois objetos originais surpreendem os visitantes por seu valor histórico – um frasco de vidro datado de 1500 a.C. e um exemplar da célebre Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, a famosa Água de Colônia, criada especialmente para Napoleão Bonaparte carregar dentro de sua bota. Continuando o passeio, é possível saber em que época o perfume chegou ao Brasil e sua forte relação com a moda, entre as décadas de 1900 e 2000. Para ilustrar o núcleo Perfumaria e Moda, sete croquis desenhados por alunos da Faculdade Santa Marcelina retratam as celebridades que foram destaque em suas épocas, como Audrey Hepburn eternizada como protagonista do filme "Bonequinha de Luxo" ,de 1961, até a polêmica Lady Gaga representando os dias de hoje.

No núcleo Pirâmide Olfativa, um equipamento interativo importado da França exclusivamente para compor a exposição – chamado Scentys – proporciona aos visitantes um resgate da memória olfativa, estimulando três sentidos: audição, visão e olfato. Scentys possui tela vertical de 32 polegadas que exibe um vídeo explicativo sobre as três partes ou movimentos que compõem um perfume – notas de saída, corpo e fundo, até o perfume completo. Enquanto o vídeo é exibido, as fragrâncias são exaladas. Única no Brasil, a peça foi doada pela Givaudan do Brasil – indústria química de origem Suíça, líder mundial no segmento de aromas e fragrâncias. As fragrâncias exaladas durante o vídeo foram desenvolvidas pela própria Givaudan.

Ainda no térreo, os métodos da extração de matérias-primas e os ingredientes da perfumaria são apresentados ao público na tela presente em um espaço multimídia. Junto dela, uma bancada ensina, por exemplo, que Fougère – nome inspirado no perfume Fougère Royal, de 1882, que remetia às caçadas em bosques – é baseada na combinação de ingredientes como a lavanda, o gerânio e a coumarina, que gera uma percepção vibrante, natural e fresca. Ao apertar um botão, o visitante sente a fragrância. Também por meio de equipamentos multimídia, anúncios e comerciais antigos de perfumes veiculados em TV, rádio e mídia impressa brincam com a memória do público, resgatando lembranças associadas às peças publicitárias.

No mezanino, o destaque é o Espaço Wheaton, que reforça a importância do frasco para a composição final do perfume. Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro e presente no país desde 1952, o Grupo Wheaton Brasil apresenta a história e tecnologia empregada na produção dos vidros de perfumes. Frascos clássicos e premiados da perfumaria nacional compõem a mostra da empresa, incluindo as famosas ânforas, que se tornaram símbolo do Boticário. Temas ligados ao design, matéria-prima, decoração e a sustentabilidade no processo de fabricação dos vidros complementam o espaço.

Ainda no mezanino, artistas e marcas que têm a Perfumaria e a Moda como fonte de inspiração também podem mostrar seus trabalhos ao público em um local exclusivamente reservado para exposições temporárias.

Serviço:
Espaço Perfume Arte + História

Endereço:
Rua Dr. Emílio Ribas, 110, Perdizes, São Paulo

Horários de visitação:
de terça-feira, quarta e sábado, das 10h às 18h;
quinta, das 10h às 20h; e
domingo, das 12h às 18h.

Entrada gratuita
Outras informações ou agendamento de grupos pelo telefone: (11) 2361-7728 ou pelo e-mail espaco.perfume@fasm.edu.br

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