Jean-Georges Noverres
(29/04/ 1727 - 19/10/1810)
(29/04/ 1727 - 19/10/1810)
Bailarino, professor e coreógrafo francês, foi uma personalidade que mudou os rumos da dança. Começou a dançar aos 14 anos como aluno de Louis Dupré, na Academia Francesa de Música e Dança que depois se tornaria a gloriosa Ópera de Paris. Se tornou amigo de Marie Sallé, uma de suas companheiras em idéias revolucionárias e por sua indicação dançou na corte de Fontainebleau. A maturidade de sua carreira começou quando passou alguns anos em Berlim, estudando, trabalhando e convivendo com grandes bailarinos. Quando volta a Paris, assume a direção da Ópera-Comique e começa a criar inúmeros espetáculos de dança, que aos poucos o deixam conhecido internacionalmente. O resto é história...
"Noverre ultrapassa os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade a dança através da pantomima, utilizando mãos braços e feições para, segundo ele, sensibilizar e emocionar. Sugere a simplificação na execução dos passos e sutileza nos movimentos para uma ideal expressividade na interpretação da dança. Para Noverre, a dança em ação é a forma de interpretar as idéias escritas na música com verdade ao executar os gestos na dança.
Noverre sentia-se orgulhoso de ter simplificado as alegorias na vestimenta e exigir ação, movimentações na cena e expressão à dança. A grande reforma que distingue o séc. XVIII do XVII e o aproxima do XIX é a criação do <> termo dado por Noverre no século XVII que se conservou sem mudanças até o século XIX."
Fonte: Dança Educativa Moderna, de Rudolph Laban
"(...)Noverre era conhecido por alguns como Sheakespeare da dança. Embora tivesse criado cerca de 150 ballets em Paris, Viena e Stuttgart, sua influência foi mais como reformador. O objetivo de Noverre era libertar o corpo expressivo do bailarino de posições estereotipadas, libertar o corpo de máscaras pesadas e arquivar as armaduras incômodas de danças de batalhas e outras vestimentas que escondiam o corpo. Nos tempos do rococó que ocultava belas formas com enfeites extravagantes, o livro Lettres sur la Danse at sur les Ballets (1760-1807) de Noverre, abriu uma era nova. Suas teorias de Ballet d'action e de movimento expressivo se difundiram pela Europa até São Petesburgo e ainda servem ao Ballet Moderno."
"Noverre, que Voltaire considerava 'um Prometeu', era originário da província, portanto, não era um parisiense legítimo, mas falava numa voz que atingia os bailarinos de toda a Europa: "Filhos de Terpsícore, renunciem as cabriolas, os entrechats e passos excessivamente complicados, abandonem caretas e estudem sentimentos; abandonem graça e expressões sem arte; aprendam a dar nobreza aos gestos, não esqueçam que isso é o sangue da dança; ponham critérios e significados em seus Pas de Deux; deixem que a força de vontade indique o caminho e que o bom gosto esteja presente em todas as situações; fora com essas máscaras sem vida, que são cópias pobres da natureza..." (GENIAL!!!)
Quando Noverre se refugiou em Londres por causa da Revolução Francesa, ele também voltou às convenções caducas do Ballet Profissional, contradizendo suas mensagens contra regras engessadas. Agora ele decretava que os pés dos dançarinos não deviam se afastar mais de quarenta centímetros, que nunca devia haver mais de trinta e dois dançarinos em um palco, e que nenhuma música já composta devia ser usada por um coreógrafo. Mas as idéias anteriores de Noverre, não podiam simplesmente voltar para a garrafa. Ele já tinha soltado a dança e possibilitado o Ballet Romântico baseado em leveza e graça. Foi esse o Ballet que dominou os palcos das capitais européias no século XIX."
Fonte: Os Criadores: Uma História da Criatividade Humana.
Mas além de seu pensamento extremamente moderno para a época, sua maior contribuição para a dança, foi sei livro Lettres sur la Danse at sur les Ballet, onde ele escreve inúmeras cartas sobre dança, com todas as suas idéias, estudos e pontos de vista, palavras geniais que devem ser lidas por qualquer pessoa que se diga apaixonada por dança.
Abaixo segue as informações do livro:
Author: Noverre, Jean Georges, 1727-1810
Subject: Dance; BalletPublisher: Lyon : A. Delaroche
Language: French
Call number: GV 1599 N6 1760
Digitizing sponsor: Ontario Council of University Libraries and Member Libraries
Book contributor: Scott - York University Libraries
Collection: YorkUniversity; toronto
Para folhear o livro online clique aqui
A bailarina brasileira Marianna Monteiro, escreveu um livro sobre essas cartas e já me falaram ele é mágico: Noverre, cartas sobre a dança, que ganhou o prêmio Arte e Comunicação da APCA, em 1999. Ainda vou le-lo!!! Esta na fila
Editora: EDUSP
ISBN: 8531404592
Ano: 1998
Edição: 1
Número de páginas: 400
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
Link submarino: Compre aqui
Sinopse do livro:
Exame aprofundado do ideário de Jean-Georges Noverre, registrado nos escritos epistolares desse pioneiro da reflexão teórica sobre o balé, no século XVIII, de importância fundamental também para a pesquisa sobre o espetáculo de dança na modernidade. A autora selecionou e traduziu quinze cartas, até então inéditas em português, desenvolvendo sua investigação simultaneamente em três planos: a história dos espetáculos de dança e as transformações por que passavam na época; o estudo das concepções renovadoras de Noverre; e a análise do próprio texto das Cartas, influência marcante para a constituição do balé tal como o conhecemos hoje, como obra autônoma.
ISBN: 8531404592
Ano: 1998
Edição: 1
Número de páginas: 400
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Sinopse do livro:
Exame aprofundado do ideário de Jean-Georges Noverre, registrado nos escritos epistolares desse pioneiro da reflexão teórica sobre o balé, no século XVIII, de importância fundamental também para a pesquisa sobre o espetáculo de dança na modernidade. A autora selecionou e traduziu quinze cartas, até então inéditas em português, desenvolvendo sua investigação simultaneamente em três planos: a história dos espetáculos de dança e as transformações por que passavam na época; o estudo das concepções renovadoras de Noverre; e a análise do próprio texto das Cartas, influência marcante para a constituição do balé tal como o conhecemos hoje, como obra autônoma.
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