Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DANÇA DO CANDELABRO

No meu curso de formação de professores de danças árabes ministrado pela Rhazi, nós tivemos que fazer diversas pesquisas sobre folclore, ritmos e afins.
Uma das pesquisas que fiz foi sobre o Candelabro, minha pesquisa ficou extensa, 8 páginas fora os videos, segue abaixo um trecho de um texto que eu achei na net e de forma reformulada coloquei no meu trabalho. Caso alguém precise de alguma ajuda sobre o tema, pode me escrever que eu ajudo com prazer.


RAKS EL SHEMADAN
Nome da dança: Raks El Shamadan

O que é: É uma dança antiga que fazia parte das celebrações egípcias de casamento, nascimento e aniversários, com forte influencia Judaica.

Instrumento: Candelabro ( 7, 9, 13 e 14 velas)

Ritmo: Zaffe

Vestimenta: Vestido ou roupa de dança do ventre normal, de preferecia que cubra a barriga. Deve ser apropriada, e não pode tirar o brilho da noiva.

Cor: Branca ou Preta, mas nada impede que seja de outras cores, desde que seja de cor clara.



Raks Al Shemadan é o nome egípcio para o que conhecemos como a Dança do Candelabro. Muito comum em festas de casamento ou aniversário, até hoje serve para celebrar a vida e a união entre as pessoas. Durante as comemorações de um casamento, por exemplo, a dançarina e suas velas simbolizam a luz que irá abrir e iluminar o caminho do novo casal. Muito comum no Egito, essa dança pode ter alguma relação com as tradições judaicas, que também tem o castiçal em sua simbologia. A proximidade dos países do Oriente Médio pode facilitar que traços culturais de povos diferentes se misturem, criando manifestações folclóricas cujas origens se tornem esquecidas no tempo, ou tenham explicações baseadas em "versões".

Antigamente, antes da eletricidade, o candelabro guiava a noiva até sua nova residência, a dançarina ia à frente iluminando as ruas escuras, as velas anunciavam que o casamento tinha acontecido. A esta procissão se dá o nome de Zeffa al Arusah.

Hoje em dia, as festas são realizadas em hotéis e buffets mas, tradicionalmente, pelo menos um candelabro deve estar presente na festa. Tanto o traje de 2 peças como o vestido inteiriço são adequados, um véu entre o cabelo e o candelabro evita que a cera caia sobre os cabelos e corpo e a bailarina pode usa-lo também como adereço. Às vezes um bolerinho bordado e enfeitado com pingentes pode ser usado para proteger os braços.

Originalmente o candelabro não tinha o “capacete” e a dançarina praticava por anos a fio até adquirir a técnica e equilíbrio perfeitos.

As velas são usadas para iluminar a escuridão e metaforicamente o espírito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário